Ação educativa é realizada pela UBS Salinas em comemoração ao dia Internacional da Mulher

Ação educativa é realizada pela Unidade de Saúde Antônio Bié, popularmente conhecida como UBS Salinas,  com as mulheres da área adstrita

Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao dia internacional da mulher que se comemora no dia 08 de março, a Unidade Básica de Saúde Antônio Bié, através dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família – ESF, realizaram ação educativa com as mulheres da área.

Ação Educativa

A palestra realizada pelo enfermeiro da ESF equipe 03, zona rural, Dr. Raitônio Gonçalves Cortez teve como tema: Saúde da Mulher – mitos e verdades sobre o exame de Papanicolaou.

O exame ainda é a melhor forma de prevenir o aparecimento do câncer de colo do útero e que dá chance para tratamento quando diagnosticado no início.

Critérios para a realização do exame

A palestra abordou os critérios necessários para a realização do exame, como o início de vida sexual da mulher e os mitos sobre o exame.

O Ministério da Saúde trabalha com o seguintes critérios para a realização do exame:

  • O início da coleta deve ser aos 25 anos – mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual.
  • O rastreamento antes dos 25 anos de ser evitado.
  • Os dois primeiros exames são realizados com intervalo anual, se ambos forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos.
  • O exame deve ser periódico e seguir até 64 anos de idade e aquelas mulheres sem história prévia de doença neoplásica pré-invasiva, interrompido quando essas mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.
  • Mulheres com mais de 64 anos e que nunca fizeram o exame, devem ser realizados dois exames com intervalo de uma a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

Outro ponto abordado foi a questão da vergonha em realizar o exame. Em pesquisas realizada em 2009 e 2017 a vergonha foi o fato que mais prejudicou a realização do exame.

Cuidados antes da realização do exame

Alguns cuidados são muito importante antes da realização do exame. Estes cuidados devem ser tomados pela mulher para que não haja o falso-positivo.

Os cuidados são:

  • Não utilizar medicações intravaginais;
  • Não usar duchas vaginais;
  • Não manter relações sexuais;
  • Não estar no período menstrual.

Confira outros eventos.

Referências Bibliográficas

FERREIRA, M.L.S.M. Motivos que influenciam a não-realização do exame de a Papanicolaou. Esc Anna Nery Rev Enferm, 2009 abr-jun; 13 (2): 378-84

LIMA, M. B. de. Motivos que influenciam a não-realização do exame de Papanicolaou segundo a percepção de mulheres. Temas em Saúde. Volume 17, Número 1 ISSN 2447-2131 João Pessoa, 2017.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. – 2. ed. rev. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Exit mobile version