Conheça as chapas das eleições 2020 do Coren-PI. O portal Enfermagem Piauí solicitou às três chapas que concorrem, o envio de uma mensagem final.
Nosso objetivo é de levar até você, profissional de enfermagem, as informações de cada chapa para que consiga fazer sua escolha e votar melhor.
As eleições para o Coren-PI terão início no dia 08 de novembro de 2020 as às 08h00 e se encerrarão no dia 09 de novembro às 08h00, portanto, o eleitor terá um prazo de 24h para votar.
Confira a seguir as informações e faça sua escolha.
Chapa 1 – União e Valorização da Enfermagem
- Promover, junto ao Estado e Municípios, a oferta de vagas em concursos públicos com ênfase nas especialidades reconhecidas pelo Cofen para os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
- Realizar concurso para provimento de vagas para fiscais e cargos administrativos do Coren-PI, a fim de melhorar os serviços prestados aos profissionais de Enfermagem.
- Ampliar a atuação das câmaras técnicas e realizar parcerias com as Instituições de Ensino para Pesquisa e Extensão relacionadas aos Profissionais de Enfermagem.
- Ampliar o clube de vantagens agregando novas parcerias em diversos setores para os profissionais de Enfermagem.
- Assegurar aos profissionais de Enfermagem condições de trabalho e descanso dignos nas instituições públicas e privadas de saúde.
- Promover a inserção da atuação dos profissionais de Enfermagem nas discussões de políticas públicas nos encontros, fóruns e conselhos municipais e estadual de saúde.
- Fortalecer as relações institucionais de cooperação com órgãos fiscalizatórios controladores.
- Apoiar a aprovação do Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem e a jornada de 30h semanais, bem como demais Projetos de lei, em tramitação, voltados para melhoria das condições de trabalho e valorização da categoria.
- Ampliar a acessibilidade dos profissionais de enfermagem às plataformas digitais do Coren-PI proporcionando o atendimento ágil, prático e resolutivo.
- Defender as prerrogativas profissionais e legais da Enfermagem, ampliando e aprimorando as relações com os poderes legislativo, executivo e judiciário para fortalecer o exercício profissional.
- A educação permanente aliada aos recursos das plataformas digitais, irá proporcionar a consolidação dos conhecimentos e da educação dos nossos importantes profissionais da enfermagem.
- Fortalecer as Especialidades reconhecidas pelo COFEN do Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem, para ampliar a capacidade técnico-científica da categoria;
- Intensificar as atividades da fiscalização com ênfase nas ações educativas e de estímulo aos valores éticos do Exercício Profissional e no quadro de pessoal de enfermagem, em instituições de saúde públicas e privadas, com vistas a adequação do dimensionamento para a redução da sobrecarga de trabalho e ampliação da oferta de emprego;
- Criar premiações para as experiências exitosas da equipe de Enfermagem para valorizar o trabalho em conjunto entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.
Chapa 2 – Renovar para avançar
Propostas:
- Implantar representações do Coren-PI nos municípios mais distantes da sede e das subseções;
- Não reajustar as anuidades no exercício 2021-2023;
- Apoiar a luta dos profissionais de enfermagem por melhores salários;
- Atuar na luta pela regulamentação nos Municípios, Estados e no âmbito Federal da jornada de 30 h semanais de trabalho;
- Atuar na garantia dos direitos dos profissionais de enfermagem (recursos ambientais, espaço físico, disponibilidade de insumos e EPIs);
- Promover cursos de extensão e atualização profissional;
- Implementar a política de fiscalização com uma concepção pedagógica e preventiva;
- criar um programa de trainee que contemple os recém formados, sem experiências pelo prazo de 01 ano, por meio de parcerias com instituições de saúde, principalmente as hospitalares;
- Defender a realização de concursos públicos na área de enfermagem no Estado do Piauí;
- Criar premiação para profissionais de enfermagem com história de sucesso no âmbito da enfermagem por meio de consulta pública.
Chapa 3 – Muda Coren – mudar para valorizar
A Chapa 3, denominada de MUDA COREN – Mudar para valorizar, representa um grupo de profissionais comprometidos com a construção de um conselho forte, eficiente, humanitário, resolutivo e descentralizado. Somos um grupo de oposição ao modelo de gestão que há 45 anos administra o COREN-PI e que surge do compartilhamento da mesma preocupação: o progressivo esvaziamento do conselho na conjuntura em que mais precisamos dele e o distanciamento entre a direção e sua base, bem como das entidades representativas de classe comprometendo debates e decisões coletivas fundamentais à valorização profissional.
Buscamos fortalecer a relação do COREN-PI nas demandas internas institucionais e na sociedade civil, aproximando a entidade à sua base, ampliando-a no cotidiano da categoria e da vida social.
Nessa toada, com uma gestão participativa e mais cristalina, transformaremos o COREN-PI em um conselho aliado da categoria, obedecendo aos princípios da boa administração pública. Nesse contexto propomos uma CHAPA de OPOSIÇÃO, com o intuito de MUDAR DE VERDADE!
Entendemos que esse compromisso é possível e necessário para a valorização da categoria no âmbito de todo o Piauí.
Ademais, defendemos o COREN-PI como um importante instrumento para valorização dos referidos profissionais, o que se reverterá em prestação de serviços de excelência à sociedade, o que obriga-nos reconhecer às inquietações da base com o rumo assumido por nosso conselho nos últimos 45 anos, um caminho que aumenta distâncias e reduz drasticamente a mobilização e participação de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Portanto, precisamos MUDAR O COREN para que ele resgate a sua capacidade institucional e assumimos esse compromisso com a execução das propostas delineadas no Plano de Campanha Eleitoral e de Gestão.
Aviso: Os textos foram reproduzidos na íntegra conforme envio das chapas por e-mail ou de suas redes sociais para aquelas chapas que não enviaram por e-mail.
Fonte: Chapas das eleições do Coren- PI