Vacinação: dia D da campanha mobilizou o país

Campanha Vacinação Gripe

O dia “D” da campanha contra a gripe mobilizou neste último sábado (12) todas as regiões do país. As ações visam a prevenir a infecção pelo vírus da gripe nos grupos prioritários

Vacinação

A vacinação deste ano teve como dia “D” o dia 12 de maio. O dia “D” da vacinação contou com a participação de diversos profissionais de saúde entre eles Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, entre outros, para vacinar a população-alvo da campanha.

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi esteve em Brasília, onde acompanhou a vacinação em visita que realizou à Clínica da Família de Sobradinho.

Na oportunidade, o ministro falou sobre a importância da vacina para o controle e prevenção da influenza grave e suas complicações.

“A vacina contra a gripe é segura, pois é feita com vírus inativado, tendo poucos efeitos adversos”, comentou o ministro.

Dados sobre a vacinação

Os dados obtidos desde o dia 9 de maio apontam que 13,6 milhões de pessoas já obtiveram a vacina no Brasil.

Esse número total leva em consideração o público estimado de pessoas que estão privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens dos 12 aos 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e também funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.

Desse total, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores da rede pública ou privada, povos indígenas, gestantes e puérperas.

No Piauí, segundo dados disponíveis na noite do último dia 12, foi estimado que o público-alvo term um total de 689.276 pessoas, sendo aplicadas 105.314 e a cobertura vacinal está sendo calculada no valor de 15,28 . Esses dados são os considerados até o dia 09 de maio.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários são escolhidos com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A recomendação aponta para que sejam vacinadas as pessoas com maior suscetibilidade para agravamento das doenças respiratórias, onde entram aquelas citadas anteriormente.

Essa determinação de grupo prioritários também leva em consideração estudos epidemiológicos, bem como, a observação do comportamento das infecções respiratórias.

Casos confirmados no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI confirma 15 casos de Influenza H1N1, sendo que um evoluiu para óbito. Os dados foram apresentados pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde.

Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG), que totalizaram 99 casos notificados. 

A Saúde já disponibilizou de 20500 unidades de Tamiflu para rede pública estadual e municipal para a assistência aos pacientes da Síndrome Respiratória aguda Grave.

A proteção

A vacina protege contra as formas graves da gripe, que são determinadas pelos vírus dos três subtipos do vírus da gripe que apresentaram maior circulação no último ano no Hemisfério Sul.

Os três subtipos são: A/H1N1; AH3N2 e influenza B.  Apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada.

Casos da gripe no Brasil

Até o dia 5 de maio, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o país. Do total de casos, 597 são casos e 99 são óbitos.

Para a influenza B foram registrados 208 casos e 30 óbitos.  Ademais, foram registrados também 112 casos e 13 óbitos foram. Quando se refere a outros casos, temos  88 casos e 15 óbitos por influenza A não subtipado.

Fonte: Ministério da Saúde e  SESAPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.