Doação de leite materno: nova campanha do MS

doação de leite materno

Nova campanha do Ministério da Saúde incentiva doação de leite materno. Com o slogan: “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você” a campanha visa aumentar os estoques de leite.

A campanha de doação de leite materno

Doação de leite materno é tema da nova campanha do Ministério da Saúde (MS) que tem como slogan: “Doe Leite Materno, Ajude Quem Espera Por Você”. A campanha visa a aumentar a quantidade de leite doado.

A campanha chama a atenção da sociedade para a amamentação e ao mesmo tempo para a doação de leite materno. O MS tem parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e com o Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano.

A campanha foi lançada na última sexta-feira (18), durante o V Congresso Paulista de Bancos de Leite Humano, que teve como palco a cidade de São Paulo.

Dia Mundial de Doação de Leite Humano

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é comemorado no dia 19 de maio e trata-se de uma estratégia para incentivar o aleitamento materno, sensibilizando a sociedade para a importância da amamentação.

A comemoração tem como objetivos: a estimulação do aleitamento materno exclusivo; promover o debate com a sociedade sobre a importância do aleitamento materno e doação de leite humano; divulgar os bancos de leite nos estados e municípios.

A primeira comemoração foi realizada em 2004 e desde então o Ministério da Saúde disponibiliza materiais para a divulgação da campanha de doação de leite materno.

Essa data foi instituída pela Lei Nº 13.277 de 28 de dezembro de 2015, onde também foi criada a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A data foi modificada para que correspondesse ao mesmo dia em todos os países pertencentes à rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH).

Leite materno

O leite materno é o único alimento completo para os bebês recém-nascidos. Além disso, protege a mãe o bebê.

O bebê recebe juntamento com o leite materno os anti-corpos da mãe, que aumentam a imunidade da criança, logo nos primeiros dias de vida. O leite materno é composto de água e gordura, assim, tanto hidrata o bebê, como alimenta.

Algumas mulheres não podem amamentar seus filhos e portanto, a doação de leite materno é uma alternativa para suprir as necessidades de leite daquelas crianças, cujas mães não podem amamentar.

O Brasil conta com a maior rede de bancos de leite do mundo. São 219 bancos de leite espalhados por vários estados brasileiros, inclusive no Distrito Federal.

Essa rede cona ainda com 196 postos de coleta que recebem as doações do leite materno e as distribuem para os bancos de leite.

O modelo brasileiro segue os princípios do SUS e está focado na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno até os seis primeiros meses, de maneira exclusiva e que continuem por dois anos ou mais.

O leite materno, após ser doado, passa por um rigoroso controle de qualidade, antes de ser distribuído e é fornecido de mediante as necessidade de cada criança.

Por outro lado, muitas crianças ainda nascem no Brasil com baixo peso (< de 2,5Kg) e de maneira prematura, o que não dá condição para a alta hospitalar. Muitas dessas crianças necessitam de leite materno, por isso ainda é mais importante a doação de leite materno.

Procure o banco de leite mais próximo e doe leite materno. Saiba onde encontrar um banco de leite.

Fonte: Ministério da Saúde e Fiocruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.