A música e a dança são utilizadas no Hospital Tibério Nunes em Floriano para auxiliar o trabalho de parto normal.
Música e Dança
A música, acompanhada de paços de dança ajudam ao encaixe do bebê, melhora a condição física da gestante, facilitando a expulsão do bebê, sem o uso de medicações. Esta é uma das exigência da Rede Cegonha que visa o trabalho de parto sem distorcia, não necessitando utilizar medicação.
Dinamismo
Os hospitais do Piauí estão adotando novas práticas para o auxiliar o trabalho de parto normal. Um dos primeiros casos correu na Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina. No acompanhamento ao parto normal (natural) as gestantes são submetidas a um experiência agradável e que põe em contato direto a mãe e o bebê que está por vir, em contato direto com o corpo.
Hospital de Floriano – Realidade
O Hospital Regional Tibério Nunes, por meio de seu Centro de Parto Normal (CPN) trabalha com música e dança para o auxílio no trabalho de parto.
Na última segunda-feira (12) às 4h08min, nasceu o pequeno Edward Lourenzo, embalado pelo som das músicas e pelo remelexo – literalmente – de sua mãe, Shanaya Pereira de 18 anos.
Além da mãe, Edward também recebeu o carinho e participação do pai Edmundo Almeida que também entrou na dança para dar maior apoio à mãe nesse momento.
O CPN foi aberto em julho de 2017 e somam 320 partos realizados de forma humanizada e acompanhada por multiprofissionais, principalmente enfermeiros obstetras e fisioterapeutas.
Parto Humanizado
O parto humanizado não é simplesmente a utilização de recursos para apoiar ou mesmo auxiliar o binômio mãe-bebê. Trata-se de um processo, dito mais humano, que leva em consideração uma trajetória natural e que se perdura ao longo dos anos. Algo instintivo e natural, desde a criação.
Algumas técnicas que ajudam, naturalmente, o trabalho de parto já são utilizadas há muito tempo e faz parte das ações que visam a condiz o parto, dando a ele a verdadeira importância.
Podem ser utilizados alguns equipamentos como bolas, camas PPP (pré e pós-parto), banheiras, barra fixa, cavalinho e arco de suporte para dar à mulher uma condição melhor ao parto.
O parto deve ser uma momento especial, algo muito importante. Deve ser uma experiência prazerosa estabelecida pela mãe e o bebê. É o fazer sentir os corpo, as reações, as expectativas que celebram a vida.
Durante esse processo, toda ajuda para manter ainda mais forte a relação do binômio mãe-bebê é bem vinda, como por exemplo, a companhia do pai, o de uma pessoa de escolha da mulher para participar desse momento tão marcante.
Com informações do Portal Saúde.
Foto divulgação: Portal Saúde.