A vacinação contra a influenza 2020 em Santa Cruz do Piauí foi temporariamente suspensa devido falta da vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Piauí suspendeu temporariamente a vacinação de idosos e profissionais de saúde.
A 22 Campanha de Vacinação contra a Influeza 2020 nesta primeira etapa visa à vacinação de idosos a partir de 60 anos e os trabalhadores de saúde.
A campanha teve início na última segunda-feira (23) com a vacinação dos profissionais de saúde do município e idosos.
Visando evitar a aglomeração de pessoas, os profissionais das três equipes de saúde da família montaram estratégia, utilizando o espaço do antigo colégio Sousa Martins, hoje Creche Municipal Catarina.
A utilização do espaço da creche foi utilizado por ser um espaço arejado e acessível ao público idoso.
Os idosos que apresentam dificuldade de locomoção e que foram levados até o local, receberam a vacina dentro dos veículos.
Os acamados terão as doses aplicadas em sua residência conforme a programação por Agente Comunitário de Saúde (ACS).
O recebimento de novo lote da vacina está previsto para quarta-feira (01/04) e logo que for entregue retornará a distribuição aos idosos da Zona Urbana.
A administração de doses aos idosos da Zona Rural está prevista para acontecer entre os dias 02 e 03 de abril, mediante a disponibilidade de vacina.
Doses Recebidas
Foram recebidas na primeira remessa 52% (470) das doses previstas e estas foram aplicadas entre os dias 23 e 25 de março.
A segunda remessa 15% (140) das doses previstas foi recebida na manhã de quinta-feira (26) seguiu com a distribuição durante toda a tarde do mesmo dia.
Doses Aplicadas
Desde o início da campanha de vacinação contra a influenza de 2020 já foram vacinados 76 trabalhadores de saúde e 534 idosos.
Esclarecimento à população
A vacina contra a influenza não previne contra a infeção pelo Coronavírus (Covid-19), mas sim contra infecção contra vírus da influenza.
A vacina é trivalente e previne contra os vírus influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B.
No nosso município estamos cuidadosamente realizando a vacinação, obedecendo as orientações e comandos do ministério da saúde. Mesmo com o pouco quantitativo de doses recebidas estamos com um número muito bom de vacina aplicada em idosos e profissionais de saúde, como foi divulgado hoje pelo site. Na semana que se iniciará vamos assitir aos idosos acamados e aos que residem na zona rural, estes vamos vacinar no domicílio. O trabalho de nossas equipes não medem esforços para atuarem defendendo a saúde de nossa população e servindo melhor a cada um. Contudo, vale lembrar que não estamos em atraso com a vacinação de idosos, adiantamos e muito a vacinação contra a influenza; outra informação importante é que esta vacina não protege contra a epidemia de coronavirus, ela combate apenas aos casos graves de gripe causada pelo vírus influenza, então, a melhor de todas as medidas agora é manter o isolamento social, hidratar-se , alimentar-se , higienização das mãos e do ambiente e não dar ouvidos às informações erradas que distorcem as orientações das autoridades de saúde responsáveis.
Dr. Ramiro Marx Alves Cortez, enfermeiro do Centro de Saúde Dona Celecina Martins
A vacina continua para idosos até o dia 15 de abril, até lá estaremos assistido toda a população dessa faixa etária e os trabalhadores de saúde. Estamos à disposição para demais esclarecimentos.
Fonte: Com dados do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Piauí.