Mutirão de cirurgias será realizado em março deste ano e inicia-se pelo Hospital Regional Tibério Nunes (HRTN) em Floriano. Serão cirurgias pediátricas eletivas, que visa a atender o público infantil de todo o estado.
O Mutirão
O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em reunião realizada com o presidente da Associação de Prefeitos Municipais do Piauí (APPM/PI), Gil Carlos, na última quarta-feira (21), anunciou mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas no estado.
Outra pauta da reunião foi a liberação do repasse aos municípios, referente cofinanciamento da Atenção Primária e Hospitais de Pequeno Porte (HPP).
Mutirão no Hospital Regional Tibério Nunes
A nova etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas desta vez inicia-se pelo Hospital Regional Tibério Nunes, um dos mais equipados do estado. O Hospital Tibério Nunes conta com estrutura ampliada e renovada para atender a população da macrorregião de Floriano.
Desde o primeiro Mutirão, realizado no final de 2017 (veja outros mutirões), já foram mais de 2.000 pacientes. A segunda etapa tem como meta o atendimento, em dois meses, de mil crianças entre consultas e cirurgias.
Serão diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade e devem ser iniciados na primeira quinzena de março.
Maior cobertura do Mutirão
O Secretário de Saúde, Florentino Neto, reforçou a necessidade da colaboração dos demais gestores municipais de saúde para que estabeleçam em seus municípios a devida triagem e identificação dos pacientes, organizando assim, a demanda dos procedimentos.
A descentralização dos serviços especializados, foi outro ponto levantado pelo secretário. Segundo ele a descentralização torna o acesso mais próximo da população que não precisam se deslocar para locais distantes de suas residências.
Essa alternativa dos mutirões também acaba por reduzir o tempo de espera das filas e traz uma melhor assistência prestada a todos os usuários do SUS.
População Atendida no Mutirão
Serão atendidas crianças e adolescentes de idades entre 0 a 15 anos de idade, contemplando as macrorregiões de saúde nos seguintes hospitais:
- Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA): Parnaíba;
- Hospital Estadual Gerson Castelo Branco: Luzilândia;
- Hospital Regional de Campo Maior: Campo Maior;
- Hospital Infantil Lucídio Portela: Teresina;
- Hospital Estadual Deolindo Couto: Oeiras;
- Hospital Regional Eustáquio Portela: Valença do Piauí;
- Hospital Regional Tibério Nunes: Floriano;
- Hospital Regional Terezinha Nunes de Barros: São João do Piauí;
- Hospital Regional Manoel de Sousa Santos: Bom Jesus;
- Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante: Corrente.
Mais Mutirão
Florentino Neto destacou ainda a realização de Mutirão de Cirurgias de Catarata, pretendendo atender 7.000 pessoas em todo o Piauí. Este será o maior de toda a história do Estado.
O investimento para o Mutirão de Catarata será na faixa de R$ 9 milhões advindos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares.
A prática desses mutirões já é bem antiga no Piauí e é uma forma de acesso mais rápido às cirurgias que poderiam levar meses para serem realizadas. O Mutirão dá mais oportunidade as pessoas que aguardam na fila de espera por cirurgias.
Fonte: Portal da Saúde/SESAPI