UNA-SUS está com matrículas abertas em sete cursos

Cursos UNA-SUS: A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) oferece cursos para que os profissionais possam se capacitar sobre saúde da população negra, hanseníase, influenza, TB-HIV, dengue e saúde do idoso.

CURSOS UNA-SUS

A UNA-SUS disponibiliza de maneira gratuita sete cursos autoinstrucionais e online. As matrículas seguem até dia 29 de junho, tendo até dia 29 de julho para finalizar todas as atividades e receber a certificação.

OFERTAS

Os cursos ofertados são disponibilizados para o profissionais que atuam na Atenção Básica, como forma de aperfeiçoamento do conhecimento e de maneira continuada.

As ofertas são nas áreas de saúde da população negra, dengue, hanseníase, atenção integral à saúde da pessoa idosa (módulo I), atenção integral à saúde da pessoa idosa (módulo II), atualização no manejo clínico da influenza, coinfecção TB-HIV.

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

Aberto para qualquer área do conhecimento que se interesse pelo tema. no curso ocorre o debate sobre o preconceito e racismo institucional, baseado em dados epidemiológicos, bem como de informações sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.

É uma oportunidade a qual o profissional será submetido para discutir, e atuar na perspectiva do cuidado centrado na pessoa e na família. Nesse curso ocorre a busca de melhoria na qualidade de atendimento e desta aneira levar a um menor índice de desigualdades.

DENGUE

O objetivo desse curso é a dar maior intimidade do profissional com as recomendações mais atuais do Ministério da Saúde para o manejo clínico da doença. Dessa forma, para dar maior familiaridade com o processo, são utilizados 8 casos clínicos onde os alunos poderão refletir sobre os sintomas e avaliar a melhor conduta para o tratamento.

HANSENÍASE

Para esse curso o objetivo perfaz-se na preparação do profissional para a atuação no controle da transmissão da Hanseníase. Com isso busca-se uma diminuição das incapacidades causadas por essa doença.

Na dinamização do  aprendizado, os casos clínicos são utilizados para dar maior veracidade aos fatos. Há também o uso de vídeo-aulas onde os especialistas trabalham o tema. Hipertextos são também utilizados. Caixas de ajuda e glossário são outros recursos que auxiliam no aprofundamento dos termos técnicos.

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA IDOSA (MÓDULO I)

Está voltado para profissionais de nível superior. Nesse curso há um panorama geral do envelhecimento no país e são apresentadas as questões sobre os atendimentos  à população idosa.

São cinco unidades que tratam do envelhecimento populacional, ações estratégicas, avaliação multidimensional e condições clínicas e trabalho em equipe.

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA PESSOA IDOSA (MÓDULO II)

Nesse módulo II foi a vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem serem contemplados. Traz atualização com as recomendações nacionais para a atenção à saúde da pessoa idosa, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Alguns temas são suscitados, como por exemplo, o mapeamento dessa população, o trabalho em equipe, o acolhimento, o planejamento de cuidados e a promoção da saúde.

ATUALIZAÇÃO NO MANEJO CLÍNICO DA INFLUENZA

Nesse curso o médicos serão contemplados, pois trata do diagnóstico diferencial entre resfriado comum de síndrome gripal e a síndrome respiratória aguda grave. Apontam ainda os principais riscos de complicação e da medidas que reduzem a transmissão da gripe.

Com efeito didático, mais uma vez, se utiliza dos casos clínicos para apresentar os casos. Outras ferramentas utilizadas são os vídeos de especialistas e os materiais de apoio.

COINFECÇÃO TB-HIV

 Nesse curso a preparação relaciona as mortes por tuberculose, nos pacientes acometidos pelo HIV. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a tuberculose é a doença infeciosa que mais mata  pessoas com HIV.

Assim, o curso ofertará subsídios para que os profissionais de saúde atendam integralmente as pessoas acometidas por tuberculose e HIV.

 

Fonte: UNA-SUS e Blog Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Exit mobile version