São 58 confirmados e 8 óbitos por Covid-19 no Piauí, segundo dados divulgados no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).
A Sesapi confirmou nesta-segunda-feira (13/04) 7 novos casos de Covid-19, com o primeiro caso registrado no Sul do estado.
O primeiro caso registrado no Sul no Piauí que testou positivo para Covid-19 é uma idosa, do sexo feminino de 83 anos, do município de Caracol.
Os 7 novos casos são de mulheres, o que ainda não tinha acontecido. Além da idosa registrada no Sul do Piauí, são duas pacientes de 29 anos e outras com 37, 27 e 57 anos, todas de Teresina.
Um novo caso também foi confirmado em Pimenteiras, Centro-norte do estado e trata-se de una mulher de 44 anos.
Os 58 confirmado foram registrados nos municípios de Teresina (47 casos), Parnaíba (1), Campo Maior (1), Piracuruca (4), São José do Divino (3), Caracol (1) e Pimenteiras (1).
Durante a entrevista coletiva pela manhã, o governador Wellinton Dias (PT) enfatizou que aumentou a testagem em todo o estado, e mencionou que os municípios que já começaram a realizar os testes, como São Raimundo Nonato, estão detectando casos.
Com o aumento da testagem, os municípios terão maior capacidade de identificar casos e notificá-los.
Há uma semana, foi estabelecido prazo para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) apresentar resultados dos exames em até 48 horas após a chegada da amostra.
Somente no boletim desta segunda-feira (13/04) foram mais de 400 resultados de testes, sendo a maioria de casos suspeitos descartados.
Óbitos
Na manhã desta segunda-feira (13/04), foi confirmada outra morte por Covid-19 no estado, subindo para 8 os óbitos pela doença.
O óbito registrado foi de um idoso que estava internado em Piracuruca, no Norte do estado e que após apresentar complicações foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas em Teresina.
Piracuruca passa a ser o quarto município a registrar óbito por Covid-19. Dos óbitos, cinco são de Teresina, um de Parnaíba e outra em São José do Divino.
Boletim da Sesapi
Em boletim publicado à 20h00, a Sesapi divulgou que são 116 suspeitos internados e destes, 78 em leitos clínicos, 38 em UTI e oito pacientes com teste positivo tiveram alta.
Dos casos, 1.483 foram descartados, 58 confirmados e 8 óbitos, ainda segundo o boletim.
Fonte: Cidadeverde.com, Sesapi