Coronavírus em Números: dados atuais

coronavírus em números

Coronavírus em números são dados apresentados mediante atualização dos boletins epidemiológicos publicados pela Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI).

É uma alternativa para acompanharmos os números de casos no estado do Piauí.

Segue abaixo os números do covid-19 no Brasil e no Piauí.

Atualização de casos no Brasil

São 6836 casos, 241 óbitos, 3,5% taxa de letalidade.
A Região Norte tem 337, a Nordeste 1.007, a Sudeste 4.223, Centro-oeste 504 e Sul com 765 casos confirmados.

De ontem para hoje temos 20% de incremento no total de casos acumulados no dia anterior, dessa forma, chegamos a 1119 casos na última 24 horas.

Esse resultado é decorrente da realização de testes e da distribuição do PCR-RT que foram feitos no final de semana passada, assim os laboratórios estão ganhando mais velocidade e capacidade na produção.

O ministro da saúde, Henrique Mandetta, chamou atenção para o aumento do número de casos a partir dessa semana, pois os testes que estão represados passam agora a ser realizados em algumas máquinas de maneira automatizada.
Essa automação acelera o processo de testagem, o que poderá aumentar muito o número de casos confirmados, diminuindo assim a letalidade.

A letalidade é o número de óbitos versus o número de casos confirmados.

O ministro apontou ainda que o número de casos confirmados está muito menor do que o número de casos que está circulando dentro da nossa sociedade.

Ainda segundo o ministro devemos redobrar os cuidados e esforços e explicou que o Brasil não fez isolamento, o chamado lockdown e sim uma diminuição da atividade.

Tem-se hoje (01) 20% de incremento, que são 40 óbitos novos nas última 24 horas.
A taxa de incidência por 100 mil habitantes é maior na região sudeste(4,7), seguida pela região Centro-oeste (3,1), Sul (2,5), Norte (1,8) e a Nordeste (1,8), sendo assim, a taxa de incidência global é de 3,2.
Os estados que apresentam maior incidência são: o estado de São Paulo, Distrito Federal e o Ceará.


Óbitos

Do total de 241 óbitos, 212 óbitos tem investigação concluída.
Wanderson Kleber de Oliveira, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, apontou que nem todos os óbitos vão ser possível chegar a conclusão total, por causa da qualidade da amostra, tempo de coleta e até mesmo a disponibilidade da amostra para a realização.
Com relação a proporção de óbitos a maior frequência para o sexo masculino (60%) e menor para o sexo feminino (40%).

Faixa etária e óbitos

90% dos óbitos estão em pessoas acima de 60 anos.
São 127 pessoas que chegaram a óbito tinham problemas do coração como comorbidade, 84 com diabetes e 36 com problema prévio de pulmão.
São as três condições de base e a idade acima de 60 anos que reforça que as pessoas de mais idade precisam ser protegidas.
Com relação aos óbitos por grupo de risco e faixa etária, 16% não apresentam comorbidades e destes, 21% (7/34) tê menos de 60 anos.
Para quem tem menos de 60 anos os fatores de risco permaneceram a cardiopatia e o diabtes como as mais presentes nos casos de óbitos.

Hospitalizações

Com relação às hospitalizações teve um incremento de 170% em 2020 em relação ao mesmo período do ano passado com relação às doenças respiratórias.
Esse número demonstra uma procura muito grande dos serviços de saúde devido a problemas respiratórios, bem como aumentou o número de notificações.

” A hora é de redobrar a proteção e não de relaxar” .

Henrique Mandetta, Ministro da Saúde do Brasil

São 21.426 hospitalizações por SARG no Brasil e destes, 1.274 (6%) casos confirmados para COVID-19.
Com relação às hospitalizações por SRAG por unidade da federação, 48% das hospitalizações por SARG em 2020 ocorreu em São Paulo.

No gráfico a seguir são apresentados os dados referentes ao Piauí.

Coronavírus em números: Piauí

Os dados de hoje (30) apontam que subiu para 18 os casos confirmados e para 4 o número de óbitos. Existem 231 casos suspeitos, enquanto 360 foram descartados.

Vítimas fatais

O primeiro óbito por Covid-19 foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia que faleceu na sexta-feira (27).

O segundo e terceiro caso foi o casal de idosos que faleceu em Teresina, porém os resultados dos exames positivos só ficaram prontos no último domingo (29).

A quarta morte trata-se do diretor de uma empresa de laticínio de Parnaíba, que estava internado no Instituto Natan Portella, em Teresina.

Fonts: Ministério da Saúde e SESAPI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.