Os alunos da área da saúde, como enfermagem, medicina, fisioterapia e farmácia estão sendo convocados a ajudar na luta contra o coronavírus.
Por meio da ação “O Brasil conta comigo”, o Ministério da Saúde publicou edital para a tomada de providências emergenciais e participação do alunos da área da saúde para atuarem no combate ao COVID-19.
Podem participar alunos que estão matriculados em instituições de ensino superior, públicas e privadas, que integram o sistema federal de ensino, porém deve estar cursando o 5º e 6º ano de Medicina.
Para os alunos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia poderão participar, a partir do último ano do curso.
Os alunos da área da saúde deverão reforçar de forma prioritária a atuação na Atenção Primária à Saúde do SUS.
Bonificação
A bonificação que os estudantes irão receber é uma bolsa e o valor varia de acordo com a carga horária do estágio supervisionado e vai durar enquanto durar a medida .
Neste sentido, se o estágio for de 40h o valor a ser recebido é de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20h no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50).
Um dos benefícios para os alunos é de que ainda vão receber 10% de pontuação em programas de residência do Ministério da Saúde, válidos por dois anos, além de certificado de participação.
Uma ótima oportunidade de servir o pais, ajudando no combate ao coronavírus e de ter incentivos para a residência.
Esses alunos serão supervisionados por profissionais de saúde de suas respectivas áreas.
Aqueles chamados por edital irão fazer parte de um cadastro vinculativo, com caráter de compromisso para o futuro recrutamento, conforme a necessidade dos gestores do SUS.
Cadastro
O cadastros dos alunos devem ser feitos pelo endereço eletrônico a partir de quinta-feira (02/04), com o subsequente preenchimento da “Ficha do Aluno”.
O aluno receberá uma correspondência eletrônica caso seja chamado e deverá ser apresentado em até 48h no estabelecimento de saúde para o qual foi designado.
Os estudantes poderão atuar nas áreas de clínica médica, pediatria e saúde coletiva, dependendo da necessidade e da especificidade de cada curso.
Também deverão aderir à ação estratégica os estados, municípios e estabelecimentos de saúde privados, através do endereço eletrônico, por meio das secretarias de saúde.
As inscrições são feitas na parte acadêmica para preenchimento do formulário ” Ficha do Gestor”, seguida das outras etapas.