A comadre é um dispositivo utilizado em ambiente hospitalar, como também no domicílio do paciente para auxiliar o paciente a realizar suas necessidades fisiológicas quando ele está impossibilitado de locomover-se.
O setor responsável pela utilização desse tipo de instrumento é aquele que presta assistência direta ao paciente, neste caso a equipe de enfermagem torna-se a responsável.
Lembrem-se de que aqui é apenas uma descrição da rotina para basear a prática. Assim passaremos a descrever o procedimento.
Cada setor deve adequar a utilização desse procedimento, conforme a rotina da sua unidade.
Descrição do Procedimento
Com o auxílio do paciente
- Cobrir a comadre com papel toalha ou papel higiênico;
- Solicitar ao paciente para ficar em decúbito dorsal, com os joelhos fletidos e os pés sobre a cama “empurrando” a cama, com os pés o paciente levanta as nádegas e com a outra mão coloque a comadre sob ele;
- Colocar um dos braços sob a região lombar ajudando-o a levantar as nádegas e com a outra mão coloque a comadre sob ele;
- Se o paciente não tiver condições de fazer a sua higiene, limpar e/ou secar após qualquer eliminação. Fazer higiene com água morna e sabão líquido;
- Ao desprezar as eliminações, verificar o conteúdo quanto à sua característica e fazer as anotações necessárias.
Sem auxílio do paciente
- Cobrir a comadre com papel toalha ou papel higiênico;
- Virar o paciente de lado, ajustar a comadre nas nádegas, virando-o sobre a mesma;
- Limpar e/ou secar após qualquer eliminação. Após evacuação, fazer higiene com água morna e sabão líquido;
- Ao retirar a comadre proceder da mesma maneira: virar para o lado, retirar a comadre e colocar novamente o paciente na posição desejada.
Periodicidade
A ocorrência desse procedimento está de acordo com a necessidade de higienização do paciente em que há possibilidade de levantar-se sozinho.
Material utilizado
- Bandeja;
- Papel higiênico;
- Papel toalha;
- Recipiente com água morna;
- Sabão líquido
Observações: nos casos de pacientes subnutridos ou caquéticos, deve-se acolchoar bem a comadre para evitar lesões de pele, principalmente na região sacral.
Referência
SILVA, C. S. J. Procedimento Operacional Padrão – POP Enfermagem: colocação e retirada de comadre/aparadeira. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe. Campus da Saúde Professor João Cardoso Nascimento Júnior, 2010.