Doação de leite humano durante a pandemia

A doação de leite humano durante a pandemia está indicada por não haver, até o momento, evidências sobre a transmissão do coronavírus através da amamentação.

Com a escassez de informações sobre o assunto, não há um consenso com relação à recomendação da doação de leite humano de mulheres potencialmente infectadas pelo SARS-CoV-2.

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde lançou a Nota Técnica nº 5/2020 – COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS que traz recomendações sobre a doação de leite humano.

A nota traz ainda, entre outras recomendações, orientações para os postos de coleta de leite humanos no contexto da infecção pelo coronavírus.

Segundo essa mesma nota, há apenas um estudo sobre transmissão vertical do novo coronavírus, que foi realizado com seis pacientes com a doença.

A pesquisa utilizou o líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, leite materno e swab da orofaringe do recém-nascido, para testar a presença do vírus.

Os resultados demonstraram não haver presença do vírus nessas secreções, mas mesmo assim, não se chegou a um consenso em permitir a doação do leite materno de mulheres contaminadas pelo novo vírus.

De acordo com as informações, a nota da SAPS afirma que:

Considera-se prudente manter a recomendação de doação de leite humano somente por lactentes saudáveis e sem contato domiciliar com pessoa com síndrome gripal […]

Nota Técnica Nº5/2020/ SAPS

Recomendações

As recomendações da SAPS estabelecem que, cada Banco de Leite Humano (BLH) e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) orientem as doadoras, bem como adote as medidas de avaliação de risco da síndrome gripal, conforme protocolos estabelecidos pelo MS.

Além de todas as recomendações feitas, a nota ainda traz uma recomendação:

É contraindicada a doação por mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de SARS-CoV-2. A contraindicação é estendida a mulheres contatos domiciliares de casos com síndrome gripal ou caso confirmado de SARS-CoV-2.

Nota Técnica Nº5/2020/ SAPS

Confira a nota completa.

Fonte: SAPS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Exit mobile version