A Atenção Básica de Santa Cruz do Piauí, por meio das Estratégias Saúde da Família, fecham o mês do hipertenso com a realização de palestra sobre hipertensão, café da manhã e forró para os hipertensos
Hipertensão
A hipertensão é uma doença crônica que leva a complicações quando os níveis pressóricos não estão controlados e é a mais prevalente entre as doenças cardiovasculares.
Essa doença, quando controlada, proporciona ao indivíduo uma vida mais saudável, com menos risco de ter complicações. A hipertensão é ainda o principal fator de risco para doenças como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e doença renal crônica terminal.
Atualmente o Ministério da Saúde considera como hipertensão arterial sistêmica (HAS) a pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólicas maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.
Dia mundial de combate à hipertensão
O dia mundial de combate à hipertensão foi estabelecido como o dia 17 de maio, data em que se intensificam as atividades que buscam diminuir os casos da doença em todo o mundo e de suas complicações.
Ações
As Estratégias Saúde da Família de Santa Cruz do Piaui, desde o dia 16 de maio, iniciaram as atividades educativas nas zonas rurais do município com relação ao combate à hipertensão e o controle dos níveis pressóricos.
As ações visam à prevenção e combate à doença, bem como levar à população os cuidados com a manutenção de hábitos saudáveis. Para aqueles que já fazem uso das medicações anti-hipertensivas, essas ações reafirmam a importância do acompanhamento periódico e o uso regular das medicações.
A ESF Salinas iniciou as atividades de combate à HAS no dia 02 de maio com uma palestra no auditório da ESF Antônio Bié. Foi realizada outra atividade educativa na localidade Lagoa Grande, comunidade quilombola do município, no dia 16 de maio e outra com a comunidade rural do Assentamento Sete Lagoas, no dia 24 de maio. Confira as fotos:
Outras atividades foram realizadas também pelos profissionais do Centro de Saúde Dona Celecina Martins na comunidade do Conjunto Cristóvão Santos, Cohab 1 sobre HAS e diabetes. Veja as fotos:
Continuando as atividades do dia mundial do hipertenso, a ESF Divisão, realizou atividade educativa no Assentamento Santo Expedito no dia 23 de maio. Na oportunidade foram discutidas as complicações que os hipertensos podem ter, os cuidados referentes à alimentação, forma de prevenção e manutenção das medicações para aqueles que já fazem uso de anti-hipertensivos. Veja as fotos:
As atividades tiveram encerramento hoje com a palestra da nutricionista, Dra. Letícia Gonçalves, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Piauí. O evento contou com a participação dos hipertensos das zonas urbana e rurais e dos profissionais das Estratégias Saúde da Família do município.
O evento teve ainda forró pé-de-serra co sanfoneiros locais e café da manhã saudável para os participantes do evento. Confira nas fotos:
Fonte: com dados do Ministério da Saúde. Fotos: dispositivos particulares dos profissionais.