Notificações de consultas chegarão pelo celular aos pacientes do SUS

notificações de consultas

Os usuários do SUS receberão, através da nova versão do e-SUS AB, informes sobre as consultas agendadas no próprio celular. 

Notificações de Consultas

Notificações de consultas poderão ser recebidas pelos usuários do SUS no próprio celular, quando agendarem uma consulta. Essa é uma possibilidade nova, dada pela atualização mais recente do e-SUS AB.

O usuário ao agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde passará a receber notificações desse agendamento. As informações serão repassadas por meio do aplicativo do Ministério da Saúde (MS).

Nova versão – muito além de notificações de consultas

A nova versão do e-SUS AB conta com novas funcionalidades, além das notificações dos agendamentos. Por meio da utilização do e-SUS AB o profissional também poderá registrar no prontuário eletrônico as vacinas aplicadas.

O registro das vacinas no e-SUS AB permitirá o armazenamento de todas as ações de saúde do cidadão em um único local. Assim, será possível acessar os dados do paciente em todos os estabelecimentos do SUS que estejam informatizados.

Essa nova versão já foi aprovada na Comissão intergestores Tripartite (CIT) e a utilização do e-SUS AB já acontece desde 2013 em vários municípios.

Críticas

Por outro lado, já surgiram críticas à nova versão. A esfera estadual,  como fiscalizador da situação vacinal da população dentro de cada estado, não poderá acompanhar essa situação vacinal, uma vez que não irá ter acesso, pelo menos inicialmente, a esses dados informados no e-SUS AB.

Dessa forma, o Estado ficará à mercê de cobranças à nível nacional e não terá como agir frente a esse empecilho ocasionado pela falta de acesso ao banco de dados. Isso acaba por ocasionar ainda mais problemas para os setores responsáveis, além do que, pode decair a taxa de cobertura vacinal.

Atualizações

A nova versão do e-SUS AB é a versão 3.0 e desde que foi implantada, tem como princípio apoiar os profissionais de saúde no registro das informações das atividades que o paciente demandou na Atenção Básica.

Para que essas informações cheguem, de maneira correta, é necessário que as atualizações sejam realizadas para que possam ser corrigidos os problemas e implantadas as melhorias da ferramenta, o que otimiza o processo de trabalho e da gestão.

Essa versão 3.2.17 do e-SUS AB está disponível no site do Departamento da Atenção Básica.

Veja a seguir as principais alterações que foram realizadas nessa nova versão:

  • Registro de vacinação no PEC e no CDS (ficha de vacinação), além do relatório de vacinação;
  • Envio de dados de agendamentos de consultas do cidadão realizados na UBS para o serviço de Agendamento Online. Notificação ao cidadão através do aplicativo do Ministério da Saúde;
  • Adequações no módulo de solicitação de exames;
  • Alteração no modelo de impressão de solicitação de exames comuns para reduzir o espaço ocupado;
  • Atualização da competência da tabela SIGTAP (abril/2018) no PEC e no aplicativo AD;
  • Melhoria na sincronização entre o aplicativo e-SUS AB Território e PEC. Correção no processo de sincronização em instalações Oracle;
  • Adequação na comunicação com os serviços PIX/PDQ do CADSUS para otimizar o gerenciamento de conexões;
  • Otimização do processamento dos relatórios.

Fonte: Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.