Posições para Exames e Tratamentos

As posições para exames, tratamentos ou uso de medicações são muito variadas e cada uma delas tem um nomenclatura própria que a identifica.

Durante a realização de alguns exames e/ou de tratamentos o paciente poderá ser colocado em uma determinada posição para melhor realização do procedimento. Cada uma dessas posições dispõem de uma nomenclatura e são utilizadas no meio acadêmico e profissional.

Decúbito Dorsal

A posição decúbio dorsal ou posição supina é uma das posições mais utilizadas na área da sáude. São diversas situações que podemos utilizar este tipo de posição para a realização de exames ou mesmo a administração de medicamentos.

Ela se constitui pela posicionamento do paciente deitados de costas com as pernas posicionadas de forma estendida ao lado do corpo.

Os exames de tórax, por exemplo, utilizam esta posição para a realização do exame. Também é nesta posição que realizamos a palpação abdominal em pacientes.

Decúbito dorsal. Foto: reprodução

Decúbito Ventral

Decúbito ventral. Foto: Reprodução

Consiste em uma das posições para exames em que a pessoa fica deitada de abdômen para baixo. Apesar de pouco utilizada esta posição pode ser importante para a realização de exames na parte posterior do tórax, região cervical, lombar e glútea.

Litotomia

Litotomia. Foto: reprodução

A posição Litotômica ou litotomia consiste no posicionamento do paciente em decúbito dorsal com as pernas afastadas e suspensas sobre perneiras.

Geralmente é utilizada para exames dos órgãos genitais internos e externos. Também é utilizada em cirurgia do trato urinário e genital.

Decúbito de Fowler

Decúbito de Fowler. Foto: reprodução

Entre as posições para exames, o decúbito de Fowler, assim como a dorsal é são as mais conhecidas no meio da enfermagem. Esta posição consiste na posição semi-sentada no leito. É utilizada em várias situações, tais como: para conforto, higiene oral, melhora de quadros de dispneia em pós-operatório de tireoide, tórax e abdome.

Decúbito Lateral (direito ou esquerdo)

Decúbito lateral. Foto: reprodução

Consiste na posição lateral esquerda ou direita, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Utilizada para conforto e verificação de temperatura pelo reto.

Decúbito de Sims (lateral esquerdo)

Decúbito de Sims. Foto: reprodução

Nesta posição coloca-se o paciente deitado sobre a lateral esquerda do corpo , o MID (Membro Inferior Direito) deve estar flexionado até quase encostar o joelho no abdome, o MIE (Membro Inferior Esquerdo) deve manter-se estirado.

Esta posição é utilizada para aplicação de supositório, realização de Fleet enema e ou lavagem intestinal (enteroclisma).

Ginecológica

Posição Ginecológica. Foto: reprodução

Consiste no decúbito dorsal, com as pernas flexionadas afastadas. É utilizada para exames dos órgãos genitais internos e externos, cirurgias, cateterização, partos, entre outros.

Trendelemburg

Posição Trendelemburg. Foto: reprodução

Consiste no decúbito dorsal, com o corpo inclinado para trás, pernas e pés acima do nível da cabeça. Nesta posição também podem ser utilizadas variações como as com pernas e pés mais elevados que o corpo, normalmente usada em casos de hemorragia, edema entre outros.

Genupeitoral

Genupeitoral. Foto: reprodução

É um tipo de decúbito ventral, com tórax e coxas flexionadas, levantando o assento, apoiando-se nos joelhos e cotovelos. Geralmente é utilizada para exames do reto e próstata.

Ereta

Posição ereta. Foto: reprodução

Consiste em solicitar que o cliente e/ou paciente fique de pé com o tronco ereto e os braços ao longo do corpo, os pés devem estar ligeiramente afastados e o olhar fixo na linha do horizonte. Esta posição também é conhecida como posição ortostática.

Referência

SILVA, S. R. L.P.T; SILVA, M. T. da. Manual de Procedimentos para Estágio em Enfermagem.2. ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 109-113

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Exit mobile version