Os casos de sarampo confirmados no país foram atualizados na última quarta-feira (31) pelo Ministério da Saúde (MS). Até o dia 29 de outubro, data em que as secretarias estaduais repassaram as últimas informações, foram confirmados 2.564 casos.
Os surtos de sarampo acontecem atualmente em dois estados: Amazonas, com 2.126 casos confirmados, estando ainda 7.611 sob investigação e o outro ocorre em Roraima, com 345 casos confirmados e 50 em investigação.
O número de casos registrados nesses dois estados aumentaram devido às notificações de semanas anteriores que, após investigação, foram confirmados. Isso indica que não se trata necessariamente de casos novos notificados. Os dois estados citados apresentam curva de novos casos decrescentes.
O Ministério da Saúde frisou ainda que os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) é o mesmo que circula na Venezuela, país que apresenta um surto da doença desde o ano passado.
Casos de Sarampo
Os casos no Brasil foram notificados de forma isolada nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (43), Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Distrito Federal (1) e Sergipe (4). São 14 óbitos ligados à doença, sendo 4 em Roraima, 8 no Amazonas e 2 no Pará.
O acompanhamento é estritamente realizado pelo Ministério da Saúde que presta todo apoio necessário aos Estados e o bloqueio por meio da vacinação, na tentativa de que os surtos não se espalhem. Todos os esforços estão sendo empregados para que a população se previna e que a doença seja combatida.
Imunização contra o Sarampo
As imunizações estão sendo realizadas nas rotinas das salas de vacinas e no bloqueio e desde janeiro de 2018, segundo dados do MS foram encaminhadas para os estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo , Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e Distrito Federal o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral.
Nos estados que apresentaram casos confirmados de sarampo, a campanha de vacinação atingiu 95% com meta mínima de cobertura vacina, excetuando o Distrito Federal.
Fonte: Agência Saúde.