Selo de qualidade da Enfermagem, lançado pelo Cofen estará voltado para instituições de saúde e ensino certificando sua excelência na Enfermagem
Selo de Qualidade da Enfermagem
O Selo de qualidade da Enfermagem foi lançado ontem (20/7), pelo Conselho Federal de Enfermagem através do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) do Sistema Cofen/Coren que foi apresentado durante a realização do 2º Fórum de Práticas de Excelência em Segurança do Paciente que teve como palco a cidade de São Paulo.
Através do selo, o Sistema Cofen/Corens contemplará instituições de saúde e de ensino por meio de quatro dimensões a saber: Comissão Nacional da Qualidade – CNQ, a Oficina de Capacitação para Avaliadores e Responsáveis Técnicos, a Rede de Melhores Práticas e o Fórum Nacional da Qualidade, que constam no manual – Selo da Qualidade – Cofen.
O Objetivo do selo, segundo a Resolução Cofen nº 0520/2016, é reconhecer e estimular o desenvolvimento da Gestão de Enfermagem pelas boas práticas estabelecidas no âmbito da qualidade, contribuindo para a melhoria dos resultados da instituição, satisfação dos profissionais e uma assistência segura.
Concessão do Selo de qualidade da Enfermagem
O Selo da qualidade da Enfermagem deverá ser concedido às instituições participantes que atingirem a pontuação mínima de 75% (setenta e cinco por cento) dos itens de avaliação constante do Manual, podendo ser utilizado no período de 3 anos.
Após ser concedido, a instituição fará jus a um certificado, troféu, selo e divulgação no endereço eletrônico do Cofen e mídias sociais.
Comissão Nacional da Qualidade (CNQ)
Essa comissão será composta por enfermeiros especialistas na área da qualidade e/ou gestão do serviço de enfermagem, tendo como responsabilidade:
- Coordenação dos Grupos de Trabalho, nomeados nos conselhos regionais;
- Definição dos critérios de avaliação para concessão do Selo da Qualidade – Cofen;
- Organização da oficina de avaliações e RTS;
- Coordenação da Rede de Melhores Práticas; e
- Operacionalização do Fórum Nacional da Qualidade (FNQ).
Assim, essa comissão será a instância maior para dirimir dúvidas e avaliar recursos oriundos dos Conselhos Regionais e Instituições inscritas para aquisição do Selo da Qualidade – Cofen.
Oficina de Capacitação para Avaliadores e RTs
Os avaliadores serão preparados por meio de cursos de capacitações realizados pela comissão. Esses cursos serão presenciais e o profissional designado pela presidência do conselho regional deverá atender ao perfil que será descrito pela CNQ.
Portanto, a sua premissa básica é o fato de que a processo de avaliação seja realizado pelo grupo de trabalho local, coordenado por um conselheiro e composto minimamento por 3 profissionais enfermeiros designados pela presidência do regional.
Depois disso, cada instituição ou RT receberá uma senha para um webaula, que estará disponível no endereço eletrônico do Cofen, sendo este um pré-requisito para continuidade no processo.
Fórum Nacional da Qualidade (FNQ)
Será um evento que se realizará anualmente e patrocinado pelo Cofen que será realizado paralelamente ao Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF).
O Fórum tem a finalidade de oferecer aos gestores de Enfermagem dos serviços de saúde abordagens teóricas e práticas de temas relativos aos modelos de gestão apropriados à realidade atual.
Assim, o Fórum terá também o papel deliberativo para os critérios que foram estabelecidos para a concessão do selo da qualidade, proposto pela Comissão Nacional da Qualidade (CNQ).
Os trabalhos poderão ser apresentados durante o Fórum, na Sessão Pôster. Nessa sessão, os trabalhos deverão expor práticas de gestão e os respectivos resultados positivos, onde o reconhecimento das melhores práticas é feito pela concessão de prêmios.
Confira o Manual.
Fonte: Cofen
Referência
COSTA, V. et al. (Org.). Manual selo da qualidade – Cofen. Brasília : COFEN, 2016. 67 p. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/09/Cofen_Manual_Selo-de-Qualidade.pdf>. Acesso em: 20. jul. 2018.