V Mamaço de Santa Cruz do Piauí

V Mamaço de Santa Cruz do Piauí

O Mamaço

O Mamaço é uma idealização da Atenção Básica de Santa Cruz do Piaui por meio das Estratégias de Saúde da Família. O evento já está em sua 5ª edição,  iniciado desde 2014 e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Piauí.

O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 15, em alusão à Semana Mundial da Amamentação e tem como objetivo incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, sendo complementado com outros alimentos até os dois ou mais, conforme as orientações do Ministério da Saúde.

Palestras

Tendo em vista os objetivos do evento, foram realizadas duas palestras com as mães. A primeira realizada pela nutricionista, Dra. Letícia Gonçalves de Araújo teve como tema: Aleitamento materno exclusivo e a segunda palestra, realizada pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Dra. Maria Aurilene Feitosa de Moura Gonçalves destacou as dificuldades e maneiras de ser introduzida a alimentação complementar após o período do aleitamento exclusivo.

Dra. Letícia, nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação

O aleitamento materno exclusivo traz benefícios tanto para a mãe como para o bebê, entre eles a prevenção de doenças alérgicas e de infeções, destacou a Dra. Letícia.

Neste sentido, o leite materno é o alimento mais completo que o bebê precisa nos seis primeiros meses de vida, sem a necessidade de complementar a alimentação com chás e outros alimentos. O leite materno contém tudo na medida certa para que o bebê cresça saudável.

“Leite materno é tudo que ela precisa até os seis primeiros meses”

Após os seis meses, quando se encerra o aleitamento materno exclusivo, é hora da mãe começar a introduzir outros alimentos. Neste momento, surgem muitas dúvidas e então deve-se dar atenção aos cuidados empregados no preparo e na oferta desses alimentos. 

Dra. Aurilene – nutricionista do NASF 

As mães têm muitas dúvidas na hora da troca do aleitamento materno para a alimentação complementar. Neste instante as mães devem se apoiar nos profissionais para sanar essas dificuldades e conduz-las pelo melhor caminho na alimentação do bebê, comentou a nutricionista do NASF, Dra. Aurilene.

Confira as fotos do evento. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.