Vacinação contra gripe foi prorrogada até 15 de junho

prorrogação vacinação da gripe

A vacinação contra a gripe que se encerraria no dia 1 de junho foi prorrogada até o dia 15 de junho devido aos impactos da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos dos serviços de saúde

Prorrogação da campanha

A vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho para todo o país. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde (MS), na última terça-feira (29), devido aos impactos ocasionados pela paralisação dos caminhoneiros aos serviços de saúde.

Segundo o MS, 100% das doses já foram entregues aos estados que deverão distribuir aos municípios.  Este número está em torno de 60 milhões de vacinas para suprir as necessidades da população.

Ampliação da vacinação

Após o fim da campanha, os estados e municípios que ainda possuírem doses, poderão ampliar a distribuição para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

O MS ainda reforçou que os estados e município devem continuar dando maior atenção aos grupos prioritários, especialmente às crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades.

Casos de gripe no Brasil

Ainda faltam cerca de 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o país. No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (29) foi exposto que 66% do público-alvo já receberam as doses da vacina. A expectativa é que sejam vacinadas 54,4 milhões de pessoas até o dia 15 de junho.

Os dados apontam que até o dia 28 de maio já haviam sido vacinadas 35,6 milhões de pessoas, número ainda muito distante da expectativa apontada pelo MS.

Com relação ao público que já recebeu a vacina, destacam-se o de puérperas com 78,1% , o de idosos com 75,2%, professores que somam 73,1% e trabalhadores em saúde que chegam a 71,6%. Os dados ainda apontam que a cobertura para crianças (entre seis meses e cinco anos não completos) ainda estão baixos, cerca de 49,7%.

Ofício 1290/2018

Ontem (29) foi enviando pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS o Ofício nº 1920/2018/SVS/MS para os Secretários Estaduais de Saúde, Presidentes dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e para o Presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, tratando da avaliação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 e sobre as recomendações para a vacinação após o término da mesma.

O ofício justificou que em virtude da greve do transporte rodoviário, a 20ª campanha de vacinação deverá ser prorrogada até  dia 15 de junho de 2018, chamando a atenção ainda para que cada município, quando na data de 18 de junho não tiver atingido 90% da cobertura, busque estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários.

Piauí

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Piauí já aplicou 530.921 doses da vacina, perfazendo uma cobertura de 64,4%. Esses números levam em consideração os grupos prioritários  para essa campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.