VISA de Santa Cruz do Piauí visita comércios

visa

A VISA, Vigilância em Saúde de Santa Cruz do Piauí visitou os comércios da cidade dando orientações sobre os decretos federal, estadual e municipal que tratam da pandemia de coronavírus.

As orientações foram voltadas para a higienização, com álcool 70% ou água sanitária, dos ambientes onde ainda há circulação de pessoas , evitar aglomerações, respeitando distanciamento de no mínimo 1,5 m de distância e utilização de proteção para os profissionais.

Durante a visita a Casa Lotérica, situada na praça Santana, continha uma grande quantidade de pessoas aglomeradas, não respeitando as recomendações.

Casa Lotérica. Foto: divulgação.

Segundo os funcionários que estavam no momento, as recomendações são dadas à população e no início da semana foi necessário acionar a força policial para conter a aglomeração.

Foi percebido in loco que havia no chão da lotérica marcações com fita pra designar o espaço de cada pessoa na fila, porém não havia controle na entrada para limitar a quantidade de pessoas.

A VISA, através da euipe composta pelo Dr. Ramiro Cortez, Selva Araujo e Raitônio Cortez, entregou recomendações por escrito, além de recomendações verbais para os funcionários e usuários do serviço lotérico.

Ainda na Praça Santana foram visitadas a Casa Rural, OM Supermercado e Farmácia Barroso, que estavam seguindo as recomendações, mas mesmo assim receberam as recomendações da VISA.

O Posto de Atendimento do Banco do Brasil, na rua Benjamin Constante também recebeu a visita do órgão de vigilância e recebeu também as recomendações.

As visitas prosseguiram durante toda a tarde de ontem (02/04) pelos comércios locais.

O Mercadão Bella Fruta, no centro da cidade, foi visitado e no momento não havia aglomerações. O proprietário, Sr. Raimundo informou que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar as aglomerações.

Visita da VISA ao Mercadão Bela Fruta. Foto: Divulgação.

O proprietário informou ainda que adotou o sistema de senha, em que a pessoa ao pegar a senha não precisa permanecer na fila.

Foram reforçadas as recomendações ao proprietário, aos funcionários e aos clientes no local.

O Mercado Público Municipal foi também visitado e, no momento, não havia aglomerações, mas por outro lado, os profissionais da VISA receberam informações de que durante a manhã da quinta-feira (02-04) houve um feirante que usou o espaço público para venda de produtos e que houve aglomeração de pessoas.

A farmácia Adrifarma na Praça Clementino Martins também foi visitada e estava dentro da normalidade, respeitando as normas dos decretos já citados.

O “Supermercado do Seu Zé” também estava dentro da normalidade, já no Mercantil Sertanejo, embora cumprisse as recomendações, havia no momento uma maior quantidade de pessoas, não ultrapassando a quantidade recomendada.

Os proprietários informaram que estão fazendo entrega em domicílio para diminuir a quantidade de pessoas no estabelecimento e tomando os cuidados com a limpeza do ambiente.

A Panificadora Muniz, situada na rua Santa Luzia, foi visitada e no momento não havia aglomerações.

A empresa dispõe de avisos sobre o assunto e informaram que estão tomando todos os cuidados na linha de produção e na venda dos produtos.

Panificadora Muniz. Foto: Divulgação

Dos estabelecimentos visitados, a Panificadora Muniz foi a única que apresentou lavabo com sabão e papel toalha para o público e cumpre, portanto, as recomendações de higiene das mãos.

Lavabo, com sabão e toalha de papel – Panificadora Muniz. Foto: Divulgação

Foram visitados ainda o Supermercado Barroso, Halcar Supermercado, Supermercado do seu Valdemar, Mercantil o Ciro, Panificadora Nosso Pão e Espetinho do Pedrinho, todos cumprindo as recomendações para o combate do coronavírus.

Foram visitados ainda os bares da cidade que descumpriam as recomendações e mantiveram ainda as aglomerações. Os proprietários receberam as recomendações por escrito e se mostraram a favor do cumprimento das recomendações dadas.

Fonte: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.