Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Santa Cruz do Piauí receberam na tarde de ontem (26) a vacina contra a Covid-19.
A cidade conta com um total de 15 ACS e 4 ACE que trabalham diretamente em contato com a população e fazem parte do grupo de profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia.
A primeira ACS a tomar a vacina foi a senhora Francinete Vieira da Silva dos Santos da equipe do Posto de Saúde Divisão.
Vacinação
A vacinação em Santa Cruz do Piauí teve início no último dia 20 onde foram vacinados 39 profissionais da linha de frente no combate ao Covid-19 na primeira remessa de vacinas entregues ao município.
A distribuição da vacina para o município, nesta segunda remessa de doses entregues, teve um percentual de 27% das doses referentes aos profissionais de saúde, perfazendo um total, já entregues, de mais de 60% de doses para esse grupo prioritário.
Durante a primeira etapa do Plano de Nacional de Vacinação contra Covid-19 estão incluídos os profissionais de saúde da linha de frente, os idosos que estão em Instituições de Longa Permanência – ILP e pessoas com deficiência acima de 18 anos (institucionalizados).
A vacina Covid-19 (recombinante) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a AstraZeneca foi entregue na manhã de ontem (26) pela Regional de Saúde de Picos aos municípios.
O município recebeu um total de 40 doses pelo percentual de profissionais e aplicou somente na tarde de ontem 20 doses. Os demais profissionais serão vacinados ao longo da semana, de acordo com o comparecimento na sala de vacina.
Cada frasco da vacina contém 10 doses e após a retirada da primeira dose, tem estabilidade em uso químico e físico a partir da punção do frasco até a administração por no máximo 6 horas sob refrigeração ( 2 a 8ºC).
Após a aplicação da primeira dose, a segunda deve ser administrada em um intervalo de 4 a 12 semanas.