O coronavírus é um infeção viral causada pelo nCOV-2019 que faz parte de uma família viral que causa infecções em humanos e animais.
Esse vírus pertence à subfamília Coronavirinae e à família Coronaviridiae. São grandes vírus com uma única fita de RNA e um núcleocapsídeo (ácido nucleico do vírus – RNA e seu invólucro proteico, o capsídeo) helicoidal.
O nome corona deve-se a espículas (estruturas proeminentes) presentes na superfície do vírus, o que lhe dá a aparência de uma coroa solar (corona em latim).
Os coronavírus humano foram identificados pela primeira vez em meados da década de 1960. São seis os tipos desse vírus que infectam o homem:
- alfacoronavírus 229F e NL63;
- betacoronavírus OC43;
- HKU1;
- SARS-COV;
- MERS-COV
Doenças causadas por Coronavírus
Esse tipo de vírus causa diversas infecções, que podem variar de brandas a severas, merecendo, portanto, destaque. São elas:
- SARS (do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome): A Síndrome Respiratória Aguda Grave é causada pelo vírus SARS-CoV e teve seus primeiros registros de casos no ano 2002, na China. A SARS causou a morte de cerca de 800 pessoas até ser controlada, ano de 2003.
- MERS do inglês, Middle East Respiratory Sumdrome): A Síndrome Respiratória do Oriente Médio é causada pelo vírus MERS-CoV e teve seus primeiros casos notificados em setembro do ano de 2012, na Arábia Saudita. No entanto, posteriormente, foi identificado que os primeiros casos ocorreram em abril no mesmo ano, na Jordânia, e, em seguida, em outros países do Oriente Médio, bem como Europa, Ásia, América e África. Desde sua descoberta a MERS causou 858 mortes.
2019-nCoV
No final do ano de 2019 surgiu na cidade de Wuhan, capital de Hubei, na China, uma nova cepa do vírus (2019-nCoV). Ela começou a ser investigada por ocasião do surgimento de pneumonias graves.
O início das infecções pode ter surgido em um mercado de frutos do mar e animais na cidade de Wuhan. Por mais que haja relatos, não há um consenso, no entanto, acredita-se que a infecção pode ter sido passado ao homem devido ao consumo de carne de animais silvestres, como o pangolin.
Os coronavírus são muito encontrados em morcegos e podem, de alguma forma, ter infectado aquele animal de venda proibida (pangolin), cuja carne é bem apreciada naquela região da China.
Manifestações Clínicas
As manifestações clínicas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Além disso, podem causar infecção das vias respiratórias inferiores causando pneumonia grave.
O quadro de complicações mais graves são associadas a doenças cardiopulmonares, diabéticos, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.
Período de incubação
De 2 a 14 dias.
Período de Transmissibilidade
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para a SRARS-CoV e MERS-CoV.
Atualmente no Brasil foi declarada a transmissão comunitária, o que antes não ocorria. Os casos iniciais foram importados de outros países como a Itália, por exemplo.
Na transmissão comunitária, não se sabe ao certo de quem a pessoa foi infectada, por isso o aumento de casos no país, devido à circulação de pessoas.
Fontes: Invivo – Fiocruz, Plano de contingência para o coronavírus do Estado do Piauí, biologiananet, Secretaria de Saúde de São Paulo