O programa de controle do tabagismo teve início hoje (11) no município de Santa Cruz do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Básica, representada pelos profissionais das três Estratégias Saúde da Família – ESF (Cento de Saúde Dona Celecina Martins, Posto de Saúde Divisão e Unidade Básica de Saúde Antônio Bié – Salinas).
A abertura do programa no município contou com a participação dos fumantes pertencentes às três ESF, em um total de 40 tabagistas, o prefeito municipal, Francisco Barroso de Carvalho Neto, vice-prefeito, Francisco Geneval Gonçalves, secretário de governo, Jurandir Martins dos Santos, Presidente do Poder Legislativo, Raimundo Neto, secretário municipal de saúde, Dr. Murilo Clementino Santos, secretária municipal de educação, Marinalva Gonçalves, enfermeiros das três ESF do município, Dr. Ramiro Marx Alves Cortez, Dra. Sâmia Barbosa Gonçalves e Dr. Raitônio Gonçalves Cortez, a presidente do Conselho de Saúde, Dra. Selva Araújo Carvalho e o médico Dr. Ubiratan Martins Segundo.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNCT tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual as ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio da adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens, para promover a cessação de fumar, e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.
O PNCT vem a articular a Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS e a cidade de Santa Cruz passa a ofertar esse cuidado com a população pela realização de quatro grupos com um total de 40 fumantes que foram selecionados pelos Agente Comunitários de Saúde (ACS), baseado nos hábitos de fumar em grande quantidade.
Esse grupo será acompanhado por um período de um ano. Nos primeiros três meses serão realizados sessões de acompanhamento com a indicação de adesivos de nicotina para substituir o próprio cigarro. Logo a seguir, serão acompanhados nos próximos meses pelo ACS em sua casa para verificar se realmente cessou o fumo.
Entrega de Tablet
Na ocasião o secretario de saúde, Dr. Murilo Clementino Santos entregou aos Agentes Comunitário de Saúde os tablets que irão subsidiar o processo de trabalho desses profissionais, uma vez que irá somar agilidade nas visitas e o preenchimento de dados de forma imediata.
A vantagem da utilização dos tablets é a incorporação dos dados de cada família ao sistema de informações da Atenção Básica de maneira mais rápida, evitando-se assim, a perda de dados durante a digitação de dados.
O ACS, estando com seu aparelho, passa a ter mais agilidade durante as visitas realizadas e diminui o tempo preenchendo papel, otimizando assim, o seu serviço.
O e-SUS AB Território é um aplicativo ergonômico que possui interface amigável e possibilitará um processo de trabalho mais eficiente, já que eliminará o preenchimento e a digitação de fichas em papel. Por meio dele, o ACS poderá realizar o cadastramento da Atenção Básica, assim como o registro das visitas domiciliares e territoriais, o que facilitará as ações dos profissionais de saúde por haver um maior mapeamento a curto prazo.
Confira as fotos do evento: