Saps completa um ano de criação

Secretaria de Atenção Primária à Saúde - Saps

Saps, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, completou um ano no dia 17 de maio, data de sua criação e celebra as conquistas alcançadas até agora.

A Saps entrou para a história da saúde brasileira, sendo a primeira secretaria criada para ser responsável pela Atenção Primária à Saúde.

Estrutura da Saps

A Secretaria conta, em sua estrutura, com o Departamento de Saúde da Família, o Departamento de Promoção da Saúde e o Departamento de Ações e Programáticas e Estratégicas.

Além deles, a Secretaria é assessorada por duas coordenações importantes, que auxiliam nos assuntos estratégicos para a implementação das políticas: a Coordenação-Geral de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária e a Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento.

Com cerca de 400 colaboradores, a Saps trabalha para entregar ao SUS e à população uma Atenção Primária mais forte e voltada à melhoria de vida das pessoas.

Em seus primeiros meses de atuação, a Saps organizou processos de realizando diagnósticos dos desafios enfrentados na Atenção Primária à Saúde.

Entre os desafios, destacam-se por exemplo, a falta de priorização política real da APS, o financiamento insuficiente e voltado à estrutura de serviços, as dificuldades de acesso de primeiro contato, a falta de profissionais qualificados e a necessidade de ampliar a informatização.

A APS brasileira iniciou um grande processo de transformação, com transparência e ferramentas técnicas para seu financiamento, organização, oferta, monitoramento e avaliação.

Entre as melhorias propostas ressaltam-se ampliação do acesso às unidades de saúde da família, a definição de um novo modelo de financiamento baseado em resultados em saúde e eficiência, a definição de um novo modelo de provimento e formação de médicos para áreas remotas, o fortalecimento da clínica e do trabalho em equipe e ampliação da informatização das unidades de saúde com o uso do prontuário eletrônico.

Com novo formato de gestão, projetos de formação profissional foram executados, a Saps criou o Pró-Residência para a APS, que vem investindo, por meio de bolsas com duração de até dois anos, na formação de especialistas da área da saúde.

Essa estratégia contribui para o aumento de profissionais atuando na Atenção Primária por meio de um atendimento qualificado à população.

As políticas de Promoção da Saúde na Atenção Primária ganham destaque. Em outubro de 2019, durante o XV Encontro Nacional de Aleitamento Materno, foi lançado o novo Guia Alimentar para crianças Brasileiras Menores de 2 anos.

O material, produzido por estudiosos das áreas de alimentação e nutrição, reforça o papel da alimentação como fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento e formação de bons hábitos para a manutenção da saúde.

A criação da Saps colaborou, ainda, para que o Ministério da Saúde estivesse mais forte para enfrentar uma pandemia e contribuir para preservação de vidas nesse cenário.

Todas as ações realizadas nesse primeiro ano de Secretaria foram de fundamental importância para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos próximos anos no Brasil.

Fonte: Saps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.