VI Conferência de Saúde de Santa Cruz do Piauí

Conferência de Saúde

Conferências de Saúde

A Conferência de Saúde destaca-se por ser o maior espaço de participação social em defesa de uma saúde mais digna para a população.

As ações visam a defender o Sistema Único de Saúde – SUS, suas ações e serviços de saúde, bem como manter a democracia na saúde.

A reconhecida relevância das Conferências de Saúde foi dada desde a realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Declaração de Alma-Ata em 1978.

A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 1986 e a partir dela foi formulado um “Contrato Social” que deu a estrutura do Estado, declarando a saúde como direito de todos e de responsabilidade do Estado, por meio de políticas públicas.

(…) saúde não é simplesmente ausência de doença: ” é um bem-estar físico, social, afetivo e que pode significar que as pessoas tenham mais alguma coisa do que simplesmente não estar doentes: que tenham direito à casa, ao trabalho, ao salário condigno, à água, à vestimenta, à educação, às informações sobre como dominar o mundo e transformá-lo. Que tenham direito ao meio ambiente que não os seja agressivo, e que, pelo contrário, permita uma vida digna e decente (…).”

Sérgio Arouca, 1986.

Eixos da Conferência

A Conferência Nacional de Saúde, bem como as etapas a nível estadual, distrital e municipal tem como tema central a ” Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Os Eixos temáticos devem ser: I – Saúde como Direito; II – Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A etapa Nacional será realizada de 04 a 07 de agosto de 2019, em Brasília, sendo precedida pelas etapas municipais de 02 de janeiro a 15 de abril, e pelas etapas estaduais e distrital agendadas de 16 de abril a 15 de junho.

Conferência de Saúde em Santa Cruz do Piauí

Ontem (20), foi realizada a VI Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz do Piauí no auditório da Secretaria Municipal de Saúde a partir das 07h da manhã.

Mesa de Honra da VI Conferência de Saúde de Santa Cruz do Piauí

Estiveram presentes autoridades do município, como o prefeito Francisco Barroso de Carvalho Neto, o vice-prefeito Francisco Genival Gonçalves e os vereadores Francisco Pinheiro, Rogério Ricardino de Oliveira, Altamir Galdino dos Santos, Morse Martins dos Santos Moura, o Secretário Municipal de Saúde, Murilo Clementino Santos, a Presidente do Conselho de Saúde, Selva Araújo Carvalho e os demais delegados.

A Comissão Organizadora teve como membros: Ramiro Marx Alves Cortez (Apoiador Técnico), Raitônio Gonçalves Cortez (Relator Geral), Sâmia Gonçalves Barbosa e Eliane Barroso Martins dos Santos (Apoio de Coordenação), Selva Araújo Carvalho ( Coordenação Geral, ) e Murilo Clementino Santos ( Apoiador Logístico).

Participação dos vereadores – Rogério Ricardino, Altamir Galdino, Francisco Pinheiro e Morse Martins

A conferência foi conduzida pela presidente do conselho de saúde, Selva Araujo Carvalho e teve como relator geral, Dr. Raitônio Gonçalves Cortez.

A mesa redonda foi presidida pela Dra. Sâmia Gonçalves Barbosa e teve como tema: Avanços e Desafios da Saúde Local.

Participaram da mesa: Dra. Laís Barroso Martins dos Santos, diretora da Unidade Mista de Saúde Jandira Nunes Martins, Dr. Murilo Clementino Santos, Secretário Municipal de Saúde, Dr. Ubiratan Martins dos Santos Segundo, Médico da Estratégia de Saúde da Família, Dra. Débora Leal Dantas, Coordenadora do SAMU e Dra. Maria Aurilene Feitosa de Moura Gonçalves, representando os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

A Conferência Magna foi realizada pelo Dr. Ramiro Marx Alves Cortez, seguindo o tema central da conferência e relembrando os avanços desde a 8ª Conferência Nacional de Saúde.

  • Conferência de Saúde

Os grupos de trabalhos debateram os temas dos eixos e propuseram um total de 15 melhorias para a saúde da população santacruzense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.